Coronéis da Mídia

Não é um segredo que muitos políticos do nosso país são donos de emissoras de rádio e TV. Todos sabemos que a influência política sobre as notícias que acessamos diariamente é grande, principalmente em veículos estaduais. Nem sempre essa propriedade é declarada abertamente e muitos usam inclusive testas de ferro para não aparecer como donos de determinado jornal ou rádio.

Não achem que isso é exclusividade do Brasil, não conseguimos inventar uma nova modalidade de influenciar a mídia. Isso é usado em vários outros países, mas é fato que quanto mais fechada a política maior é a interferência inclusive do próprio governo principal. A China está aí como um dos maiores exemplos de regulação da mídia por interesses políticos.

Pensando nesse problema inevitável, o Intervozes (Clique AQUI para conhecer) fez um vídeo para a Semana Nacional da Comunicação no fim do ano passado com objetivo de divulgar ações que foram feitas em várias cidades do país para expor esse problema. Não conhecia essa instituição, mas gostei da forma como eles abordaram o tema, me pareceu bastante séria e não levanta nenhuma bandeira contra partidos específicos. Visa apenas a proteção do direito a comunicação. Veja o vídeo e entenda:

Você também pode acessar o site criado para divulgar o movimento e conhecer os coronéis que eles tanto abominam, basta clicar AQUI.

Eu sei que mídia completamente sem influência política é quase impossível, mas não custa manter olhos bem abertos sobre essa interferência e até que ponto ela pode ser considerada legal.

Por Ana Paula Ramos

Anúncios

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s