Será o retorno da direita?

A eleição desse ano serviu para marcar a segunda alta seguida do número de parlamentares de direita no Congresso. Em 2006, a direita atingiu seu pior índice desde 1962 elegendo apenas 169 representantes. No pleito desse ano foram eleitos 222 representantes dessa ala contra 291 de esquerda.

Esses dados fazem parte de uma pesquisa divulgada pelo Observatório de Elites Políticas e Sociais do Brasil, da UFPR. É bem legal observar no gráfico como as forças políticas se relacionaram ao longo da nossa história.

Crescimento da Direita

Eu sei que os apocalípticos falaram que a ascensão da direita significará uma nova ditadura, mas olhem em volta e verão que esse movimento tem se repetido em vários países e ninguém está tão próximo assim dos milicos.

Eu só espero que agora a oposição faça o seu papel, porque perdemos muito em qualidade quando o Lula virou governo. Doze anos depois quem está assumindo o papel de Lula na oposição é Aécio, mas ainda está meio cedo para confirmar isso. Marina Silva também parece estar empenhada em fazer críticas ao governo. Vamos ver se isso se mantém nos próximos quatro anos e se servirá para projetá-los de alguma forma.

Para mim, o papel da oposição é fundamental para frear o governo, mas deve ser fiscalizado pelo povo. Se não a quantidade de representantes opositores vira barganha e não qualidade de serviços estatais, afinal eles estão lá para legislar em favor do povo apesar de demonstrarem o contrário frequentemente.

Por Ana Paula Ramos

Anúncios

Um pensamento sobre “Será o retorno da direita?

  1. Como disse o Jânio de Freitas um dia desses PT e PSDB praticamente trocaram de papéis no congresso nos últimos tempos. Pessoalmente acho natural um reforço da direita, até como uma reação aos mornos resultados do governo Dilma. Mas acredito que o problema maior é a falta de representantes fortes. Bolsonaros Levy Fidelix e Pastores prejudicam a causa mais do que ajudam.

    Curtir

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s