Conhece o Data4Good?

Eu sei que tenho apresentado poucas postagens sobre acompanhamento político nos últimos tempos, mas eu tenho encontrado tantos projetos legais na área política que vale a pena dar uma parada na programação normal para apresentar para vocês. E no fim das contas o objetivo do blog é democratizar a política, então nada mais justo que compartilhar iniciativas legais que tem o mesmo objetivo que eu.

Depois de me explicar (porque é provável que eu apresente mais projetos legais) vamos ao que interessa! Hoje é o dia do Data4Good, antes de qualquer coisa acesse o site AQUI e conheça a ideia da Tatiana Capitanio, idealizadora do projeto.

Na descrição do site encontramos uma explicação simples e direta do que é a proposta:

Data4good é um movimento que acredita que o acesso à informação, sua compreensão e disseminação são fundamentais para resolver problemas de interesse público, apoiando e encorajando consciência social e mudanças para o bem.

Nós acreditamos que informação gera mudança, pois permite a melhor compreensão de determinado cenário, e ação no sentido certo. Porém, as diferenças do acesso à informação e da capacidade de interpretação são alarmantes em nosso país. Os dados de interesse público são muitas vezes de difícil acesso, com organização precária, e comunicados de forma parcial.

Por meio do Data4Good, nos propomos a trazer estes dados para os cidadãos, de forma simples, bonita e interessante; e junto com as informações, oferecer dicas de como cada um de nós pode agir para mudar estes cenários.
Publicaremos infográficos semanais sobre as mais diversas áreas de interesse público, junto com dicas do que cada pessoa pode fazer para mudar esta realidade.

Tive a oportunidade de conversar com a Tatiana por e-mail e o mais legal é perceber como ela acredita que os dados podem ser utilizados para promover bem estar social. Organizações não governamentais podem entender melhor como ajudar o público da região que atuam, pessoas podem criar novas iniciativas depois de saber das necessidades de determinado grupo/tema.

O mais interessante é que o site quer promover um debate e incitar as pessoas a ação. Se 20% da população de determinada cidade está com problemas de saneamento básico qualquer um pode propor alguma ideia e procurar meios de executá-la para que tudo possa ser resolvida com ajuda ou não do governo.

Passear pelo site e ver os infográficos de cada tema é uma boa pedida!

Por Ana Paula Ramos

Anúncios

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s