Novela Mexicana

Parece que a nossa eleição vai virar uma novela mexicana. O motivo é um pedido nunca visto na história desse país feito pelo PSDB: auditoria especial das urnas. Segundo o PSDB, existem muitas denúncias nas redes sociais sobre possíveis fraudes e seria interessante avaliar e auditar o processo para que os brasileiros sigam confiando em nossas urnas.

A ideia é fazer uma comissão composta por indicados de todos os partidos, o pedido não é de recontagem de votos é apenas de análise do sistema das urnas para comprovar que não há meios de fraudá-los. Se você lembrar, o TSE decidiu que não faria provas públicas das urnas esse ano. A decisão havia levantado questionamentos uma vez que na eleição de 2012 fragilidades haviam sido detectadas. Tudo isso teria sido evitado se essa prova tivesse sido mantida, pois bastava mostrar as conclusões dos grupos independentes.

Resta saber o que o TSE vai fazer para comprovar a integridade do software das urnas já que essa prova não foi feita… Será que eles vão negar o pedido?

Para saber mais detalhes acesse as notícias:

Folha de São Paulo

Valor Econômico

O Globo

Estadão

Exame

Muitos veículos de comunicação para agradar o maior número de gostos possíveis. Minha opinião é que o teste público das urnas não deveriam ter sido cancelados porque isso fortalece o sistema, então se esse pedido serve para mostrar para todo mundo que não tem como ter falhas ele é válido e deve ser atendido. Só não sei se o TSE vai pensar assim já que a decisão de suspensão dos testes públicos não tem prazo para ser revogada.

Que vença a transparência.

Por Ana Paula Ramos

Anúncios

Um pensamento sobre “Novela Mexicana

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s