Projeto Brasil

Essa semana está sendo muito produtivo no quesito descobertas e agora acabei de conhecer mais um projeto que também envolve a popularização da política, mas já está rodando (Ao contrário do Politize! que ainda precisa da sua doação para sair do papel definitivamente. Conheça e doe AQUI).

A startup é composta por sete jovens que tiveram a ideia de tornar a política brasileira mais transparente, competente e democrática:

 Queremos informar, engajar e aproximar políticos e cidadãos

Sabe como eles fizeram isso? Trazendo todas as propostas dos candidatos a presidência para a plataforma de forma mais simples e instigando o público a compará-las seja lendo, fazendo testes cegos ou através do game Urna FighterCombat.

Nessa primeira etapa, o Projeto Brasil oferecerá ao cidadão a oportunidade de conhecer, avaliar e comparar os candidatos com base em suas propostas, histórico eleitoral, profissional e pessoal, entre outros parâmetros. você poderá ainda compartilhar, avaliar e comentar todas as políticas públicas propostas pelos candidatos.

O visitante está em contato com as propostas dos candidatos o tempo todo e pode passar pelo site várias vezes até conseguir entender o mundo de propostas dos concorrentes. Sabe qual é a parte mais legal?

A proposta não acaba no fim da eleição! Depois de possibilitar essa interação gigantesca entre os candidatos, suas propostas e a população, o Projeto Brasil vai entrar em sua segunda fase:

Durante o governo

O Projeto Brasil guarda todas as propostas e promessas feitas durante a campanha (memória do eleitor);

O Projeto Brasil acompanha o político eleito e informa a população sobre o cumprimento ou não das propostas feitas durante a eleição;

A população poderá ainda sugerir propostas, opinar sobre o que está sendo feito e cobrar a execução das promessas de campanha;

Ao final do mandato, a população saberá quais as propostas foram executadas pelo político e estará mais preparada para decidir seu voto;

Ou seja: Depois de mastigar os planos de governo para facilitar a leitura eles ainda vão nos ajudar a fiscalizar aqueles que elegemos. Tudo isso sem cobrar um centavo sequer de quem usa o site.

Juntando o Politize! que vai destrinchar os sistemas partidário e eleitoral e o Projeto Brasil unimos informação a fiscalização em apenas dois sites. Depois disso não dá para ficar dando desculpas de que política é difícil ou chata, né?!

O objetivo é um só: Fazer com que a política deixe de ser esse bicho de sete cabeças e tudo fique mais simples para mim, para você, seus amigos e o vizinho.

Tá esperando o que para espalhar para todos que você conhece? Visite o site AQUI e divirta-se!

Por Ana Paula Ramos

Anúncios

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s