O que esperar do seu candidato?

Eu sigo alguns canais no youtube, as vezes tenho a impressão que nem devia ter uma conta porque não presto muita atenção nessa ferramenta da internet, mas o que interessa mesmo é que recebi uma notificação de novo vídeo no canal do Adolfo Sachsida, um economista que trabalha no IPEA e dá aulas no curso de Economia da Universidade Católica de Brasília. Foi por causa de uma amiga do trabalho que comecei a segui-lo, pois ela teve aulas com ele e me mostrou uma explicação genial sobre a inflação na época em que o tomate era o vilão do IPCA.

Esse professor resolver lançar-se como candidato a deputado distrital e o motivo do post é o bate papo que ele resolveu fazer com dois amigos sobre as propostas que candidatos podem criar para ter campanhas mais sólidas. Assista ao vídeo e veja se concorda ou não com o ponto de vista do Bernardo:

Eu achei o início do vídeo bem confuso, mas depois consegui entender a proposta e me pareceu ser bem interessante, porém bem técnica voltada para a economia e o direito. Eu sempre achei que o Sachsida trazia explicações bem didáticas de situações econômicas do nosso dia a dia, mas percebi que o canal agora está bem voltado para o lado da política. Tem até uma entrevista com o Fraga (Adolfo é candidato pelo DEM-DF) falando sobre segurança pública, que ainda não tive a oportunidade de assistir.

Como eles estão falando para candidatos liberais conservadores eles defendem a diminuição do aparato estatal, mas eles falam de várias questões práticas como diminuição de custo total de remédios e outras coisas. Eu percebi que eles tentam fazer com que um candidato alinhado ideologicamente com um partido tenha um discurso alinhado com a bandeira que esse partido, e ele consequentemente, levanta. É a primeira vez que vejo isso e achei que a iniciativa é boa apesar de não acreditar que os partidos  brasileiros prezam por suas bandeiras ideológicas e sim em interesses de alguns dirigentes que visam apenas a barganha de cargos no governo.

Gostaria de parabenizar o professor Sachsida e o Bernardo e pedir aos partidos que sejam mais coerentes com relação a ideologia que representam (eu sei que é pedir demais, mas sou idealista… O que posso fazer?).  O vídeo é bem técnico em algumas partes, mas vale a pena começar a dar atenção a essas iniciativas.

Por Ana Paula Ramos

Anúncios

Um pensamento sobre “O que esperar do seu candidato?

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s