Mais um no bonde

Ontem o Partido Progressista ofereceu um almoço a presidente Dilma, em Brasília, e anunciou apoio a reeleição da pré candidata. Quem fez a declaração foi Ciro Nogueira, o presidente nacional do partido. Ele aproveitou o encontro para entregar a Dilma um documento com onze pontos que servirão para o programa de governo do PT, uma das sugestões é que o Estado seja mais enxuto e menos interventor.

Mas nem tudo são flores no PP, a presidência nacional enfrenta algumas dissidências pelo país e pode ser que a Convenção marcada para 25 de junho retire o apoio a presidente. Muitos delegados desejam que o partido seja neutro nas eleições presidenciais, como aconteceu em 2010. O maior exemplo da falta de unidade partidária foi a ausência da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), que é a pré candidata do partido ao governo do Rio Grande do Sul. Além de não ter ido ao almoço, ela apoiará a candidatura de Aécio Neves (PSDB-MG) e fará campanha para que o partido se mantenha independente nas eleições.

Há resistência ao apoio de Dilma em outros estados como Acre e Alagoas, que ainda não definiram apoio a nenhum partido. Diferentemente do Rio de Janeiro, que parece pender para o lado de Aécio Neves também. Já Paulo Maluf (PP-SP) declarou apoio a Dilma e afirmou que apoiará o candidato do partido, Alexandre Padilha, ao governo do estado (leiam ESSA notícia e tirem suas próprias conclusões sobre esse apoio incondicional).

Agora vamos entender a importância do PP para o PT. Já falei algumas vezes que nossa eleição é decidida por tempo de televisão durante a campanha e o motivo disso é muito simples: as pessoas não se aprofundam, elas não têm interesse em conhecer mais de perto a atuação do candidato antes dele brotar na tela da TV todos os dias durante três meses. Claro que estou generalizando, mas o fato é que quanto mais bonita a propaganda e mais íntegro o candidato parecer mais votos ele receberá. Principalmente se ele não for um desconhecido completo, porque aí o corpo a corpo terá que ser maior.

Tendo isso em mente as alianças partidárias têm como objetivo principal o aumento do tempo de exposição dos candidatos na propaganda eleitoral veiculada diariamente, a partir de julho, em horário nobre. Ainda não se sabe qual será a tabela utilizada pelo TSE, porque no ano passado a Câmara dos Deputados aprovou uma nova divisão de tempo entre os partidos. Surpreendentemente, a mudança favoreceu o PT, que ganhou mais de dois minutos de propaganda. O PSDB ganhou alguns segundos e o PSB perdeu outros segundos, mas no fim das contas os grandes perdedores foram os partidos menores, pois todos estão com menos tempo de TV de acordo com a nova diretriz. Um exemplo disso é o PSDC, que tinha 55 segundos e agora terá apenas 18 segundos. Minha pergunta é: O que um candidato vai apresentar em menos de 60 segundos?

Enfim, o jornal O Globo, no fim do ano passado publicou essa tabela com o tempo de TV de cada partido. O tempo definido considera uma propaganda eleitoral de 25 minutos, ou seja, por dia o PT terá direito a pouco mais de três minutos de exposição. Dá uma olhada no PP e no PDT, que já demonstraram interesse em se aliar ao PT e sente a força que Dilma terá em julho.

PARTIDO NOVA BANCADA* TEMPO DE TV*
PT 86 03’03”26
PMDB 71 02’34”02
PSD 49 01’51”13
PSDB 49 01’51”13
PP 40 01’33”54
PR 31 01’16”04
PSB 27 01’08”25
Solidariedade 23 01’00”45
DEM 21 00’56”55
PTB 19 00’52”65
Pros 18 00’50”70
PDT 14 00’42”91
PCdoB 14 00’42”91
PSC 13 00’40”96
PV 11 00’37”06
PRB 8 00’31”21
PPS 6 00’27”31
PTdoB 4 00’23”41
PSOL 3 00’21”46
​Demais 6 03’58”31
TOTAL 513 25min​​
Fonte: Câmara dos Deputados e TSE / *sujeito a alterações

Ao que tudo indica, a coligação do governo poderá ter mais de sete partidos, vamos torcer para que as pessoas se preocupem mais com o conteúdo e menos com a forma.

Por Ana Paula Ramos

Ps.: Quando o TSE decidir como será a tabela eu faço um texto novo avisando.

Ps2.: Essa tabela foi publicada na revista veja em outubro do ano passado. Se quiserem dar uma olhada nela e no texto que a acompanha basta clicar AQUI

Anúncios

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s