De reserva a atacante

Marta Suplicy já foi melhor aproveitada pelo PT em outras épocas, mas desde 2010 tem sido deixada em segundo plano. A atual ministra da cultura foi Prefeita de São Paulo de 2001 a 2004 e concorreu algumas vezes ao cargo de governadora do estado, mas nunca ganhou.

Em 2010, sua candidatura ao governo foi substituída pela de Aloízio Mercadante e em 2012 sua aspiração a prefeitura foi barrada por Fernando Haddad. Como prêmio de consolação ela ganhou o ministério da cultura após a saída de Ana de Holanda.

O fato é que Marta Suplicy foi colocada no banco de reservas do PT, não sei se consensualmente, e agora está sendo chamada a linha de ataque novamente. Sua participação na campanha de Dilma dentro da cidade poderá ser fundamental, pois já está integrada o núcleo central das pré campanhas de Padilha e Dilma no estado.

No início do mês já havia participado de uma reunião com Rui Falcão, o presidente nacional do PT, Emídio Souza e Edinho Silva, futuro tesoureiro da campanha de Dilma. O objetivo do encontro era definir qual seria a participação da ex prefeita na campanha dos dois.

Apesar das conversas, dificilmente a ministra assumirá formalmente a coordenação da campanha de Dilma em São Paulo. Mas em setenta dias, ela teve vinte e três compromissos oficiais na cidade. A importância da cidade para a candidata a presidência está ligada a resistência que o setor empresarial adquiriu ao seu governo nos últimos anos.

Marta Suplicy virou peça chave para dialogar com os representantes do empresariado e da área política local, pois Haddad tem recebido avaliações cada vez mais negativas e não tem fôlego para trazer frutos com as conversas. O dinheiro para financiamento da campanha e o voto de um grupo que costuma votar em blocos é o que está em jogo a partir de agora.

Em breve veremos se essa peregrinação renderá frutos ao partido.

Por Ana Paula Ramos

Anúncios

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s