Eleições Indianas

As eleições da Índia terminaram na última terça feira e hoje já temos alguns resultados. O grande vitorioso foi o partido nacionalista Bharatiya Janata Party (BJP), que obteve maioria no Parlamento. De um total de 542 cadeiras o BJP já ganhou mais de 270, essa é a maior vitória do partido que figurava como oposicionista desde 1984.

Narendra Modi

Por conta dessa vitória, o líder do partido, Narendra Modi, assumirá o cargo de primeiro ministro. O partido que ocupava o governo até então era o Partido do Congresso Nacional Indiano, liderado pela família Nehru-Ghandi.

A insatisfação popular com a dinastia que governou a Índia desde sua independência foi tão grande que nessas eleições eles tiveram o maior prejuízo eleitoral de sua história conquistando apenas 44 cadeiras do Parlamento. Grande parte da culpa pela derrota está associada aos escândalos de corrupção e dos maus resultados da economia indiana, que já foi vinte vezes maior que a chinesa e hoje é sete vezes menor.

Uma das promessas de Narendra é aquecer a economia e torna-la próspera novamente. O líder também afasta o risco de nepotismo ao afirmar que não tem família, por isso não tem a quem beneficiar ao ser eleito. Com a vitória, Modi já foi convidado a visitar a casa branca por Barack Obama.

O mercado financeiro recebeu bem a vitória do líder nacionalista, de acordo com seu discurso eleitoral, ele pretende projetar a Índia internacionalmente e fazê-la crescer economicamente. Ele acredita que conseguirá fazer com que o país cresça perto dos 10%, que era o crescimento anual da província de Gujarat governada por ele.

O espírito dos indianos agora é de renovação. A população espera que o BP consiga reformar o país como nunca foi feito antes. As expectativas são extremamente positivas e me lembra muito a vitória de Lula em 2002, espero que a história deles se desenrole melhor que a nossa.

Por Ana Paula Ramos

Anúncios

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s