Dança das Cadeiras

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mudou de presidente hoje. Saiu o ministro Marco Aurélio de Mello e entrou José Antônio Dias Toffoli. A posse aconteceu hoje na sede do Tribunal. Toffoli terá a missão de comandar a Justiça Eleitoral durante as elei ções(e isso me assusta).

O Tribunal tradicionalmente elege para o cargo de presidente o ministro do STF que está há mais tempo na corte eleitoral. Toffoli está no TSE desde maio de 2012 e o tempo máximo que eles podem permanecer na corte é quatro anos. O próximo a assumir a presidência será Gilmar Mendes, que assumiu a vice presidência do Tribunal, antigo cargo de Toffoli.

Como sabemos, Dias Toffoli foi indicado ao cargo de ministro do STF por Lula em 2009. Anteriormente ocupou o cargo de advogado-geral da União e de subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Por sua experiência com o direito eleitoral ele também já atuou como advogado do PT.

No julgamento do mensalão votou a favor da condenação de Delúbio Soares e José Genoíno, mas votou pela absolvição de José Dirceu seu ex-chefe. Isso me deixa um pouco confusa sobre o posicionamento que adotará durante as eleições. Ele será condescendente com aqueles com quem já trabalhou ou vestirá a capa da imparcialidade?

Só os julgamentos dirão, mas um bom termômetro será o seu voto na ação contra a presidente Dilma que já está em curso. O julgamento foi interrompido semana passada porque ele pediu vista ao processo, ele ainda não tem data para voltar a corte, mas o posicionamento dele nesse processo poderá determinar o seu comportamento durante todo o período eleitoral.

Por Ana Paula Ramos

Anúncios

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s