Esperança de novos ventos na Fazenda

A reforma ministerial terminou na última terça feira (01/04) com a posse de Ricardo Berzoini (PT-SP) na Secretaria de Relações Institucionais e o remanejamento de Ideli Salvatti (PT-SC) para a Secretaria de Direitos Humanos, pasta de Maria do Rosário, que deixou cargo para concorrer as eleições. Entretanto o que tem chamado a atenção é a declaração de Guido Mantega, ministro da Fazenda há oito anos, que afirma que não assumirá a pasta novamente caso a presidente Dilma seja reeleita.

Os nomes cogitados para substituí-lo caso o PT saia vitorioso são:

  1. Alexandre Tombini
  2. Nelson Barbosa
  3. Arno Augustin

De acordo com as conversas de corredor Tombini é o nome que agradaria a investidores estrangeiros e a maior parte da ala econômica do país, mas Nelson Barbosa também aparece bem cotado por seus ideais desenvolvimentistas e por ter sido um contraponto no ministério quando era braço direito de Mantega. Já Arno Augustin não tem muito público e alguns dizem que ele seria a pior escolha.

Que o nosso ministério precisa de mudanças é fato, a nossa economia chegou a um ponto em que são necessárias novas reformas para que haja crescimento. Caso elas continuem sem acontecer a indústria continuará diminuindo a produção e os resultados do PIB serão cada vez piores. A economia é feita de picos e vales. Em 2011 passamos a caminhar para o vale e se as reformas não vierem a recuperação também não virá.

Espero muito que o próximo ou próxima presidente saiba escolher bem o ministro da Fazenda, porque as ações dele determinarão o ritmo de crescimento ou decaimento do país nos próximos anos.

Por Ana Paula Ramos

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s