Esperança de novos ventos na Fazenda

A reforma ministerial terminou na última terça feira (01/04) com a posse de Ricardo Berzoini (PT-SP) na Secretaria de Relações Institucionais e o remanejamento de Ideli Salvatti (PT-SC) para a Secretaria de Direitos Humanos, pasta de Maria do Rosário, que deixou cargo para concorrer as eleições. Entretanto o que tem chamado a atenção é a declaração de Guido Mantega, ministro da Fazenda há oito anos, que afirma que não assumirá a pasta novamente caso a presidente Dilma seja reeleita.

Os nomes cogitados para substituí-lo caso o PT saia vitorioso são:

  1. Alexandre Tombini
  2. Nelson Barbosa
  3. Arno Augustin

De acordo com as conversas de corredor Tombini é o nome que agradaria a investidores estrangeiros e a maior parte da ala econômica do país, mas Nelson Barbosa também aparece bem cotado por seus ideais desenvolvimentistas e por ter sido um contraponto no ministério quando era braço direito de Mantega. Já Arno Augustin não tem muito público e alguns dizem que ele seria a pior escolha.

Que o nosso ministério precisa de mudanças é fato, a nossa economia chegou a um ponto em que são necessárias novas reformas para que haja crescimento. Caso elas continuem sem acontecer a indústria continuará diminuindo a produção e os resultados do PIB serão cada vez piores. A economia é feita de picos e vales. Em 2011 passamos a caminhar para o vale e se as reformas não vierem a recuperação também não virá.

Espero muito que o próximo ou próxima presidente saiba escolher bem o ministro da Fazenda, porque as ações dele determinarão o ritmo de crescimento ou decaimento do país nos próximos anos.

Por Ana Paula Ramos

Anúncios

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s