Aula com o Peixe

Eu não quero ser monotemática, mas a declaração do Romário hoje merece atenção. Preciso dizer que quando ele assumiu o mandato de deputado achei que ia ser um grande fiasco e que ele seria mais um para mamar nas tetas do governo sem fazer algo que preste, mas ele me surpreendeu. Propôs projetos super interessantes para a área da educação e foi um dos maiores críticos ao excesso de gastos nas obras da Copa do Mundo no Brasil. E é justamente sobre isso que vou falar hoje.

Romário

Romário deu uma entrevista em que chegou a chamar Blatter e Valcke de ladrões corruptos e juntou a CBF ao pote da roubalheira. Além disso pontuou que os gastos com a Arena da Baixada, que foi liberada para a Copa no último dia 18, serão estratosféricos por conta do prazo para conclusão da obra. Mas o melhor de tudo foi a seguinte fala:

“A gente têm de torcer para o Brasil ganhar a Copa dentro de campo, até porque para o futebol brasileiro é uma coisa perfeita. A Copa do Mundo fora de campo a gente já perdeu, não tem mais como reverter isso”

Gente, as pessoas tem o direito de se manifestar livremente? Óbvio. Mas nós brasileiros ainda estamos com um problema de timing. A geração Facebook demorou para levantar a bunda da cadeira, mas despirocou e saiu por aí levantando bandeiras e bradando sem pensar se aquele era o momento para aquele tipo de manifestação.

O que aconteceu na Copa das Confederações foi ridículo. Você vai se manifestar contra a Copa quando tudo está construído? Seis anos depois da escolha do país? Quando não tem mais como tirar a competição daqui? Não faz nenhum sentido! Sabe quando pai olha para o filho fazendo birra no chão do shopping, mas não dá o que ele quer? Com o governo hoje é a mesma coisa. Não há o que fazer para tirar a Copa daqui quando ela já está acontecendo. Ir para a frente do estádio impedir a entrada da galera que PAGOU pelo ingresso não faz o menor sentido. Parem de transformar as portas dos estádios em campo de guerra, isso não vai mudar nada e ainda vai fazer com que muita gente pare no hospital. Assistir ao jogo não vai fazer com que você concorde com a forma como as coisas foram feitas, só vai mostrar que apesar de tudo você continua sendo brasileiro. Tem hora para tudo, minha gente. E a hora de manifestar contra a Copa passou, assumam. Nenhuma licitação vai ser desfeita, nenhum jogo vai ser anulado e tem muito mais sujeira por trás de tudo isso, então da próxima vez manifestem no momento da escolha. Antes do início das obras, combinado?

Então sejam razoáveis e aprendam com o Tio Romário (que não deixa de pontuar seu descontentamento com os gastos excessivos das obras sempre que tem oportunidade), vistam a canarinho e torçam para a nossa Seleção. Não vai tirar pedaço e você ainda pode se surpreender no final. Aproveita o nacionalismo do momento e não tira ela nunca mais. Seja consciente ao votar, ao entender o que está acontecendo dentro do seu país e, principalmente, comece a pensar no bem dele inteiro e não no seu próprio. É isso que vai fazer com que a gente saia desse ciclo vicioso.

Por Ana Paula Ramos

Anúncios

Um pensamento sobre “Aula com o Peixe

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s