Procura-se candidatos

Não parece, mas estamos em período eleitoral. Vários partidos estão quebrando a cabeça internamente para definir qual candidato tem mais chances de ganhar as eleições em seu estado. Aqui no DF estamos passando por uma grande crise. O governo atual, do petista Agnelo Queiroz, é considerado o segundo pior do país segundo pesquisas divulgadas pela Confederação Nacional da Indústria. Ao andar pelas ruas da cidade dificilmente você vai encontrar alguém que fale bem do governo como nas propagandas veiculadas na tv local. E mesmo com esse cenário aparentemente desfavorável, a pré-candidatura de Agnelo foi confirmada no último sábado.

Ano passado o governador chegou a dizer que não seria candidato a reeleição e o mais engraçado é que quando li a notícia pensei na mesma hora: E quem vai se candidatar então? Analisando um pouco mais o assunto dá para perceber que esse problema não é exclusivo do PT e nem do DF. Temos uma infinidade de partidos, mas os nomes que aparecem para concorrer as eleições são sempre figurinhas repetidas ou completos desconhecidos que não tem força para competir se não pelo sistema de alianças (ou seria transferência de votos?).

Quando estendemos a análise a presidência a história se repete. Quem vai concorrer contra a Dilma? Será que o Lula volta? Estamos em uma encruzilhada e precisamos de sangue novo. O princípio da democracia é a alternância e isso significa simplesmente troca. Não é a toa que um presidente não pode se reeleger mais que uma vez. Mas voltando ao DF e conhecendo o histórico e as ações do Agnelo no último governo eu me pergunto, quem será capaz de batê-lo?

Só espero que não seja a chapa Roriz-Gim-Arruda-Luiz Estevão… Aquela história de rouba, mas faz já caiu de moda faz teeempo.

Aguardem as cenas dos próximos capítulos.

Por Ana Paula Ramos

Anúncios

2 pensamentos sobre “Procura-se candidatos

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s